Pesquisar este blog

domingo, 19 de julho de 2009

MBA EDUCATION - APRENDENDO O GREGO

(Oséias 4:6a) – “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim

Permita-me, contar uma pequena parábola para deixar claro nosso argumento. Suponhamos que você precise fzer uma revisão no motor do seu automóvel. Que ferramentas selecionará? Posso imaginar que com uma chave de fenda, um martelo, um alicate e talvez uma alavanca você faça algum progresso. Mas veja quantos riscos está correndo. Sem um soquete, você pode estragar muitas das porcas. Sem uma torquês, não pode assentar corretamente o cabeçote. O fato é que, sem as ferramentas apropriadas, você corre o risco de fazer um serviço bem inferior e até de danificar o motor.

O mesmo princípio se aplica à pregação, ao ensino, à preparação de estudos bíblicos pessoais e à aprendizagem do grego. Sem as ferramentas apropriadas, você fica limitado na sua capacidade de lidar com o texto.

a) Quando Jesus diz a respeito do cálice na última ceia: “Bebei dele todos” (Mateus 26:27 ARA), a que se refere “todos”? À totalidade do vinho, ou a todas as pessoas? Resposta – As Pessoas.
b) Quando Paulo escreve aos efésios que “vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus” (Efésio 2:8), a que se refere a palavra “isto”? Resposta – A totalidade do processo da salvação, que inclui a nossa fé.
c) Quando Paulo pergunta: “Falam todos em línguas”? (1 Coríntios 12:30), está subentendendo que a resposta é “Sim”? –
Resposta – Está declarando que a resposta é “Não”.

O propósito de tudo isso é enfatizar que você precisa pensar bem sobre por que precisa aprender o grego e, a partir de então, manter em mira o seu alvo todo o tempo. Dizem que John Wesley, talvez um dos ministros mais eficazes que já montaram a cavalo, era mais fluente na citação das Escrituras em grego do que no inglês que falava o dia inteiro.

Até que ponto você quer que seu ministério seja eficaz? As ferramentas que acumular, sendo a língua grega uma delas, determinarão de modo significativo o sucesso que você terá, do ponto de vista humano.

Deus faça resplandecer a glória Dele na sua vida.

No amor de Yeshua…Shalom!!!

Pr Júnior Silva / Pra Laura Valéria
Presidente do MBA
www.igrejabatistaagape.net

Seja um associado do MBA
http://associado.ministeriobatistaagape.net

Definitivamente Deus tem nos dado muito mais do que merecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário