Pesquisar este blog

sábado, 25 de julho de 2009

MBA EDUCATION – COMO SEITAS SÃO CRIADAS?

João 1:1 diz assim. No princípio era o Verbo, o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.

Vamos focar no final deste versículo onde diz que o "Verbo era Deus”. Aqui tem sido uma guerra teológica desde os pais apostólicos. Existem três vertentes na tradução onde conseguimos ver 3 correntes teológicas sendo desenvolvida, sendo que considerando a fé cristã, a fé ortodoxa, são duas correntes heréticas e uma verdadeira.

Vamos aos fatos:

O texto abaixo foi retirado da Bíblia Grega “The Greek New Testament” editada por Kurt Aland, Matthew Black, Carlo M. Martini, Bruce M. Metzger e Allen Wikgren da Sociedade Bíblica Unida.



O Sebelianismo faz a seguinte tradução – E a Palavra era o Deus. Sabélio viveu no século III e foi um dos maiores defensores que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo na verdade é um só Deus. Na atualidade quem defende esta tese é a Voz da Verdade – Grupo Musical muito conhecido no meio evangélico.

O Arianismo faz a seguinte tradução – E a Palavra era um deus. Os defensores de Arius mantiveram essa crença de que Jesus não era 100% Deus, era apenas um profeta como Moisés e Elias, mas não tinha nenhuma divindade. Essa luta foi tão acirrada que foi levada para o Concílio de Nicéia em 325dc, onde foi debatida ferozmente e foi derrotada por não ter base suficiente para testificar que Cristo não era Deus. Na atualidade esta tese é defendida pelas Testemunhas de Jeová.

No Concílio de Nicéia ficou definida a tradução de como ela de fato é – E a Palavra era Deus. O cristianismo é fundamentada nesta verdade. A trindade é provada na bíblia em vários textos, tópico para outro estudo.

Por isso a importância de estudar a língua grega, estudar a palavra de Deus no original. O Novo Testamento originalmente foi escrito em Grego, daí sua verdadeira importância para aqueles que tem zelo pela palavra de Deus e quer ser um estudante exímio e conhecedor.

Por hoje é só, até a próxima aula.

Deus faça resplandecer a glória Dele na sua vida.

No amor de Yeshua…Shalom!!!

Pr Júnior Silva / Pra Laura Valéria
Presidente do MBA
www.igrejabatistaagape.net

Seja um associado do MBA
http://associado.ministeriobatistaagape.net

Definitivamente Deus tem nos dado muito mais do que merecemos.

2 comentários:

  1. Querido Pr.Júnior, não é somente o Voz da Verdade que defende a unicidade de Deus. Muitas igrejas na mundo inteiro creem nisso, pois por toda a Bíblia encontramos a apresentação de um Único Deus que se manifestou ao homem de muitas formas e ainda há o batismo Em Nome de Jesus que facilita o entendimento desta verdade. Deuteronômio 6:4/Isaías 44:6/Atos 2:38/Atos 10:48 e muitos outros versículos.
    Eu sou da A Igreja de Deus no Brasil e conheço muitas outras igrejas que também defendem a unicidade de Deus. Acesse no Youtube e assista o Pr.Gerson explicando o batismo Em Nome de Jesus (vídeo: Batismo em nome de Jesus).
    Irmã Fernanda Lourenço

    ResponderExcluir
  2. Querida Irmã Fernanda Lourenço,

    Obrigado pelo seus comentários. Você tem razão, não é só a Voz da Verdade que defende esta corrente teológica, tem outras igrejas que defendem.

    Fique no amor de Yeshua e continue participando.

    Shalom

    ResponderExcluir