Pesquisar este blog

domingo, 10 de janeiro de 2010

A HORA E O DIA NINGUÉM SABE!

Texto Base: Mateus 25:1-13 - “O Reino dos céus será, pois, semelhante a dez virgens que…

Amados, Shalom!!!

Temos visto de tudo ultimamente que deixa o nosso coração triste, vemos como o maligno tem trabalhado para mitigar o evangelho do Senhor Jesus pregado pela sua igreja que está na terra. Porém, existe um trabalho enorme da nossa parte que ainda precisa ser concluído.

Mas hoje vamos falar um pouco daqueles que já aceitaram a Jesus ou são simpatizantes à nossa fé, tem ido na igreja, porém ainda não se decidiram. A parábola das dez virgens trata muito bem este assunto com uma desenvoltura fascinante. Jesus mais uma vez foi brilhante, suas comparações são precisas e duram eternamente de geração em geração. Mesmo hoje, mais de 2000 anos depois, esta mensagem mexe com a nossa estrutura, bate muito forte e nos posiciona aonde devemos exatamente estar, ou seja, no centro da vontade de Deus.

O ALCANCE DESTA PARÁBOLA
Embora Jesus estivesse falando de dez virgens, lendo toda a parábola, fica claro que refere-se a sua igreja, ou seja, todos nós! Até porque acredito não ser possível após tantos cristãos na atualidade, serem reduzidos somente à dez. Entendo ainda, que dez representam a igreja e mesmo assim Jesus qualificou cinco como sensatas e cinco como insensatas. Desta forma fica claro que, na parábola mencionada existiam dez virgens, porém somente cinco eram sensatas. Jesus continua dizendo que as dez pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. As dez virgens representam as pessoas que estão na igreja, que tem fé em Cristo Jesus como seu único e suficiente salvador. Entretanto todas tem fé e parecem ter boas obras. No entanto, Jesus separou em dois grupos: sensatas e insensatas.

PORTAS DE ENTRADAS QUE PODEM NOS LEVAR A PECAR
Sabemos que somos tentados todos os dias, uso dizer que satanás trabalha 25 horas por dia com o fim de tirar o chão dos nossos pés e abrir brechas em nossa vida. Jesus disse que o diabo veio para matar, roubar e destruir. Mas como ele faz isso? Normalmente ninguém vê o diabo, ninguém vê com os olhos naturais todo o seu esforço em nos destruir. Os nossos cinco sentidos trazem perigo a nossa saúde espiritual caso não esteja devidamente dominado pelo Espírito Santo. A visão ilícita, audição ilícita, olfato ilícito, paladar ilícito e do tato ilícito compõe os cinco sentidos. Fiz questão de incluir a palavra “ilícito” pois os cinco sentidos são uma benção na nossa vida e foi feito para adorar e ver a beleza das coisas que Deus fez e deixou que comandássemos. Mas quando fazemos mau uso, o resultado é desastroso, eu diria, se me permite, terrível. É por estes sentidos que entram toda sorte de entram toda a maldade, que trás a corrupção na nossa vida e força a perda da virgindade. Desta forma, todas usavam lâmpadas e eram virgens. Entendo que fazia uso da abstinência dos cinco sentidos de forma ilícita. Jesus disse em Mateus 5:16 - “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus”. Também em Lucas 12:35 diz - “Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias”.

A virgindade está representada nos “lombos cingidos” ou seja, naquela época era comum usar roupas bem soltas, de forma que para realizar trabalhos físicos precisavam então segurar a roupa e prendê-la com um cinturão. Também tinha sentido psicológico também, ou seja, quando se coloca um avental, ou roupa de faxina, roupa para pintar, ou até mesmo o ato de arregaçar as mangas, trás o sentido que está se preparando para a batalha ou serviço a que se propôs a fazer.

As candeias representam as boas obras. Portanto essa virgindade não é a dos casados que se perdem quando vão a noite de núpcias, mas uma vida incorruptível, com prática constante de abstinência às coisas ilícitas. Vejam o que Paulo disse em 2 Coríntios 11:2 para nos alertar contra o diabo, o corruptor desta virgindade - “O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura.”, ainda mais no versículo três, Paulo demonstra sua preocupação dizendo - “O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo.”
Portanto meus amados, a questão principal não é a virgindade física, porém a virgindade do coração. Onde está o seu coração? Que pensamentos tem dominado seu coração? Quem tem se alegrado com o seu coração? Deus ou o diabo?
Vede que as dez virgens eram virgens e todas levavam lâmpadas, no entanto cinco são rejeitadas, por que? Vejo que as dez não praticavam coisas ilícitas e faziam ainda boas obras, porém cinco foram rejeitadas.

O AMOR ÁGAPE SUPERA A MORTE
Jesus disse que além de serem virgens e terem suas lâmpadas, classificou cinco como sensatas e cinco como insensatas. Por que? O v.3 e 4 diz “As insensatas pegaram suas candeias, mas não levaram óleo. As prudentes, porém levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias”. O que entendemos por óleo? Entendo que só há uma explicação para o significado do óleo: Amor Ágape. Paulo fala do amor ágape em I Co 12:31 e 13:1 - “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.” O amor está acima de todas as coisas, da profecia, da fé e da esperança. As profecias cessarão, a fé não precisará pois tudo o cremos chegará o dia que se realizará, e junto com a fé, a esperança também deixará de existir, pois seremos ministrados pelo próprio Deus. Mas e o amor? Estou certo que nunca acabará, pois continuaremos amando ao Senhor e o Senhor continuará nos amando, pois a falta do amor certamente gerará problemas. Porém, veja o que Jesus disse em Mt 24:12 – “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará". Devemos cuidar para não deixar o amor ágape esfriar. Mas Jesus nunca deixa nada sem pontas, no v.13 diz assim - “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”. Antes das virgens sensatas forem atrás do noivo, se preocuparam em pegar vasilhas e encher de óleo o suficiente para que o noivo chegasse, não podemos deixar de associar com o amor ágape. Como elas poderiam medir a quantidade de óleo naquelas vasilhas, de sorte que se o noivo demorasse mais, elas também não ficassem sem o óleo? As sensatas não abandonaram o óleo, ou seja, o amor ágape. Foram atrás convictas que a profecia, fé e esperança passariam, porém o amor jamais passaria. Sempre guardaram a palavra do Senhor no coração e rejeitou os elogios e louvores dos homens.

AINDA QUE O SONO DA MORTE VENHA, O NOIVO VIRÁ
1 Ts 4:13 diz assim: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança”. Estou convicto que nem a morte pode nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus. No texto Jesus disse que todas dormiram. Podemos associar aqui com o sono da morte. O fato de ser sensato ou insensato, podem sim passar pela morte. Pode parecer que a vinda do noivo esteja tardia, podem passar anos até que o noivo volte, porém em todo este tempo devemos guardar o amor ágape. Aquele que crê no Senhor nascerá duas vezes (nascimento natural e espiritual através do batismo) e morrerá somente uma vez. Vejam também em João 11:25-26 - “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?”. Por isso Jesus usa a expressão “dormir”. As virgens foram acordadas do seu sono, cinco para a vitória eterna e cinco para a vergonha eterna.

E NO TEMPO CERTO, A TROMBETA ANUNCIARÁ A VINDA DO NOIVO – Parousia de Cristo
Parousia é uma palavra grega usada 24 vezes no novo testamento que significa “vinda, chegada ou presença pessoal” no caso aqui de Cristo. O v. 6 diz: “Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro”. Veja que Jesus diz que houve um grito! Podemos associar aqui ao toque da trombeta, ou seja, mesmo dormindo fisicamente todas as noites como fazemos ou dormindo no sentido de morte, o toque da trombeta iniciará o processo de ressurreição para a vida ou para a morte. Jesus disse que as virgens acordaram e preparam as suas candeias, ou seja, trouxe consigo o testemunho e as obras de suas mãos, porém, o amor ágape não foi devidamente guardado e cuidado pelas noivas insensatas. A salvação é individual, o testemunho é individual. Não podemos apresentar ao Senhor aquilo que não fizemos ou não ganhamos. As virgens insensatas, buscaram o amor deste século, só que na ressurreição, este amor não vale nada, não queima, não produz fogo. Seremos avaliados pela nossa fé, pela nossas obras. Não podemos viver na fé do irmão abençoado e nem do pastor da igreja, vivemos pela fé do Senhor Jesus Cristo. E fé é começar a subir o degrau de uma escada, continuar subindo, sem contudo ver se o próximo degrau existe!!!
A meia-noite aqui significa um tempo em que não se pode calcular ou esperar. Jesus diz que viria como um ladrão na noite, ou seja, se nós soubéssemos que hora viria o ladrão, não nos pegaríamos de surpresa. Mas não é isso que o mestre nos ensinou. Quando verem um raio que sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será a vinda do filho do homem. Muitos tentaram calcular este dia, porém, todos os resultados foram e serão frustrados. Somente ao Pai está reservada esta data. Sobretudo, devemos vigiar, guardar o amor ágape e ainda que morramos e não vemos o noivo, na hora certa o noivo virá e acordará a sua noiva. Aleluia!

COMPREM ÓLEO DO SENHOR
No v. 9 diz: “Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós”. Comprar? Qual foi a diferença das sensatas e insensatas? As sensatas sempre compraram o óleo através do amor ágape. Quando compramos óleo dos homens, compramos através de louvores e elogios dos homens, quer exemplos? Veja o texto a seguir em Mt 6:1-6.

“GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”.

Devemos fazer e oferecer todas as coisas para Deus e somente para Deus. Nunca para os homens, nem para impressionar os homens, nem para tentar influenciar alguma decisão ao seu favor. O que vier na sua vida, deverá vir de Deus. Ele nos dá não por merecimento, mas por amor.

QUANDO DEUS FECHA A PORTA
Adiante, nos versículos 10 a 13, mostra que o noivo pegou as cinco virgens sensatas e levou para as bodas. Neste momento a porta foi fechada! Me lembro no tempo de Noé, embora fossem avisados, o povo continuou a tocar a vida como se nada tivesse acontecido ou ia acontecer. A bíblia disse que casavam-se e davam-se em casamento. Não que não possa haver casamento, porém esta observação falava que não havia nenhuma preocupação do cumprimento das palavras de Noé dadas por Deus. De repente tudo acontece em menos de um segundo e a porta se fecha. O v. 13 diz assim: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir”.
Amados, não vamos brincar de ser crente, não vamos levar as coisas de qualquer jeito, você pode até estar fazendo a coisa certa, mas do jeito errado. E devemos fazer do jeito de Deus e não do nosso jeito. Vemos relatos de acidentes de carro, que o sobrevivente ao contar, diz assim: Estava indo na pista, de repente tudo aconteceu e quando dei por mim estava….” E será assim, quando menos assustar a porta poderá estar fechada!

Se você conhece Jesus, leve uma vida séria, transparente e cristalina. Conserve e tenha prazer de guardar o amor de ágape. Não se inflame ou encante pelas paixões deste mundo que são passageiras. Hoje você pode estar alucinado para adquirir aquele computador, carro ou vídeo game de última geração, mas em pouco tempo perde a graça, pois outros modelos novos vão surgindo e o interesse pelo velho acaba. O interesse sempre se renovará por algo passageiro e temporário.

Com Jesus nunca perde a graça! É investimento certo e seguro. A rentabilidade é fantástica e garantida!

Se você que lê esta mensagem ainda não aceitou Jesus como seu suficiente salvador, procure uma igreja evangélica. Procure uma igreja que ensine o amor ágape, não os laços deste século como se prosperidade financeira fosse o mais importante. Lembre-se, o amor é mais importante. Tudo passa. Tudo fica. Mas o amor ágape permanece para sempre.

CONCLUSÃO

  • A hora e o dia ninguém sabe. Então não durma no ponto;
  • Não guarde o óleo do louvor e da honra dos homens, na ressurreição não tem valor, o óleo que permanece é o amor ágape;
  • O tempo passa rápido, a vida é curta, pode passar num instante e a porta pode se fechar diante de você;
  • O investimento em Jesus é seguro, tem rentabilidade garantida e risco zero de falência ou perda. Não há possibilidade da traça ou a ferrugem corroer.

Fique no amor de Yeshua, o verbo que tabernaculou entre nós…Shalom!!! God bless you, ya.

Pr Júnior Silva / Pra Laura Valéria
MBA – Ministério Batista Ágape
www.igrejabatistaagape.net

Definitivamente Deus tem nos dado muito mais do que merecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário