Pesquisar este blog

domingo, 24 de janeiro de 2010

A SUA VITÓRIA FOI DECRETADA! TOME POSSE AGORA!

Texto Base – Lucas 4:1-13 – A tentação de Jesus

A narrativa da tentação de nosso Senhor foi apresentada por Lucas e Mateus. Jesus, assim como Adão (Gen 3:6), foi experimentado nas três áreas do apetite físico, da ambição temporal e do alcance espiritual, para que fosse provado competente em sua missão. Onde o primeiro homem falhou, Jesus triunfou. Ao longo de toda a sua vida, Jesus foi tentado de todas as formas possíveis. Adão falhou em permanecer íntegro e reto, falhou em manter a pureza na qual foi criada, na moral e imagem estabelecida por Deus. Jesus veio com a missão de vencer e não falhar. Graças a Deus que Jesus cumpriu sua missão eficientemente e muito espetacular. Ao longo da sua jornada, Jesus sempre disse que seria possível vencer o diabo. E neste estudo vamos falar sobre a tentação que o Senhor Jesus passou e da forma brilhante como venceu. A mensagem mais importante é que Jesus venceu sem usar qualquer poder. Esta vitória só nos motiva, pois também sempre venceremos o diabo no nome de Jesus.

NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM
Veja o diálogo: “Se você é filho de Deus, mande que esta pedra vire pão”. Jesus havia sido conduzido pelo Espírito Santo ao deserto. Aqui foi a primeira diretiva do Espírito Santo que foi registrada conduzia à prova. Deserto. O cenário tradicional para a Tentação é um território estéril a noroeste do Mar Morto, completamente despido de vegetação ou qualquer espécie de abrigo. Quarenta dias foi o tempo desta prova. Um período comum para provação (GN 7:4, Ex 24:18, I Reis 19:8, Jo 8:4). Satanás tenta incitar a Jesus dizendo - “Se és o Filho de Deus…”.  O comentário bíblico Moody comenta o seguinte: “A condicional grega usada dá a entender que o diabo não duvidava de que Jesus fosse o Filho de Deus, mas em vez disso presumia que Jesus não tinha o direito de criar”. Livro 4, pág. 132.
Já fazia 40 dias que Jesus não comia, certamente que estava com muita fome. O pão representava alimento para saciar a fome. Qual tem sido o seu pão hoje? Tem vendido sua alma, feito pactos ou acordos por causa do pão? O pão aqui poderia ser representado por várias coisas nos nossos dias. Qual é o prêmio pelo acordo com o diabo? Dinheiro? Posição social? Fama? Sexo? Problemas com o cônjuge? Esaú vendeu seu direito de primogenitura por um prato de guisado com lentilhas. Não há dúvida que Jesus estava com fome. Jesus derrotou o diabo aqui dizendo: - “Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus”. Mesmo depois de um jejum de 40 dias, teve fome, mas mesmo assim venceu. 1 a 0 para Jesus.

PODER E RIQUEZA – DOIS GATILHOS PARA A QUEDA – TODOS OS REINOS DO MUNDO
O poder e a riqueza estão juntos. Quem conquista o poder, a riqueza logo chega. Quem tem a riqueza, logo conquista o poder. Jesus tinha uma missão a cumprir, o diabo de certa forma estava tentando enganar Jesus dizendo que daria toda a riqueza e poder caso Jesus se prostrasse e o adorasse. Cristo veio para reclamar o mundo como seu reino, e o diabo estava oferecendo-lhe em termos “fáceis”. O diabo tem sempre um pegadinha, pois ele é mentiroso e não há verdade nele. Como servo de Cristo tanto o poder e a riqueza pertencem à Jesus - (Apocalipse 5:12) -  “Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças”. Se entendermos esta verdade não vamos entrar em dificuldade com a tentação do diabo. Jesus respondeu dizendo: – “Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás (Lucas 4:8)”. Se você apenas sabe que a riqueza e poder pertencem ao Senhor, fica fácil sair dessa. Porém, se a riqueza e o poder te fascina, cuidado pois há uma grande porta aberta para satanás destruir a sua vida. Jesus só admitia a autoridade suprema de Deus. 2 a 0 para Jesus.

DEUS NÃO PODE SER TENTADO
No comentário bíblico de Moody diz assim: “O pináculo do templo. Uma das ameis ou torres (gr pterygion, “pequena asa”), de onde se descortinava o átrio ou talvez o Vale de Cedrom. Se Jesus pulasse do alto da ameia para o meio do povo e chegasse ao chão incólume, seria aclamado como o Messias do céu, e sua reputação seria imediatamente formada. Livro 4, pág. 133” O diabo sempre joga sujo, aqui ele omitiu parte do versículo e disse: “para que te guardem em todos os teus caminhos”. Deus não prometeu guardar o seu servo num ato de tola presunção, mas somente quando estivesse andando pelos caminhos de Deus (veja Salmos 91:11-12). Não devemos sair por ai tentando o Senhor nosso Deus, como por exemplo: Dar um cheque pré-datado e esperar que Deus o cubra, sair comendo comida sacrificada aos ídolos, comer veneno, arriscar sua vida em situações perigosas, etc. Ande no caminho do Senhor, seja de fato seu discípulo, desta forma sobre a sua tenda não vale encantamento e o Senhor nosso Deus protegerá a ti e a sua família por amor de você. 3 a 0 para Jesus.

Após este período o diabo afastou, mas não sentido de não voltar, entendo que o diabo tenha tentado Jesus várias outras vezes, porém, em vão. Desta forma podemos dizer que Jesus venceu o diabo por 1.000 a 0. Aleluia!!!

A nossa vitória foi decretada na morte e ressurreição de Cristo, ou seja, há mais de 2.000 anos. Tome posse agora.

CONCLUSÃO

  • Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que vem da boca de Deus. Não devemos vender a nossa santidade pelas paixões do mundo, nem a nossa fé por vista, nem a sua fidelidade com Deus pela facilidade das coisas que o mundo pode oferecer;
  • Poder e riqueza pertencem ao nosso Deus. Somente a ele. Se pensar diferente disso, tem vontade de usurpar assim como o diabo tentou fazer lá atrás. Cuidado com o que seu coração deseja;
  • Deus não pode ser tentado. Devemos andar em harmonia com o evangelho e sermos de fato discípulos de Jesus;
  • O diabo para tentar Jesus usou a própria palavra, alguém pode usar a palavra de Deus para tentar você, mas cuidado, use a mesma palavra para se defender;
  • Jesus também usou a palavra para se defender. Não se esqueça que isso trás uma mensagem poderosa para o nosso entendimento: A palavra de Deus (bíblia) nos dá argumento de sobra para defendermos dos ataques do diabo. Ao contrário do que muita gente pensa, até porque vê em filmes do cinema, nossa luta é espiritual e não necessitamos de poder para afastar o diabo. Apenas medite e esteja atento a palavra de Deus para no momento certo utilizá-la eficazmente.
  • Ao vencer o diabo com a palavra, Jesus dá a seguinte mensagem: Yes, we can! We can beat the devil without powers! (Sim, nós podemos! Nós podemos vencer o diabo sem poderes! )

Em tempo: Você conhece a ABBAPAZ (http://www.abbapaz.com.br)? A REDE SOCIAL GOSPEL. A mesma interatividade que tem o orkut e facebook, mas tendo uma grande diferença, um aprisco para os evangélicos e simpatizantes. Faça logo o seu cadastro, é totalmente grátis. Convide seus amigos.

Fique no amor de Yeshua, o verbo que tabernaculou entre nós…Shalom!!! God bless you, ya.

Pr Júnior Silva / Pra Laura Valéria
MBA – Ministério Batista Ágape
www.igrejabatistaagape.net

Definitivamente Deus tem nos dado muito mais do que merecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário