Pesquisar este blog

domingo, 7 de fevereiro de 2010

SEU NOME É CONQUISTADOR!!

Texto Base: Atos 8:26-40
Amados, Shalom!
O texto fala de um grande missionário e servo do Senhor Jesus Cristo. Este texto revela muitas peculiaridades importantes que devem estar presentes nas nossas vidas. Temos um papel importante aqui na Terra e certamente não é só cuidar das nossas vidas. Filipe foi este homem. Foi usado por Deus de forma bastante poderosa, tudo isso porque se dispôs para que Deus o usasse e expandisse o evangelho através da sua vida.

TEM ALGUÉM ESPERANDO VOCÊ
A palavra de Deus havia chegado na vida de um Eunuco Etíope, um oficial importante e encarregado de todos os tesouros de Candace, rainha dos Etíopes. Todos já ouviram falar de Deus, porém não entende como pode conhecer e viver a plenitude que Deus nos oferece. É necessário que um cristão explique como tomar posse da benção. Este Eunuco tinha ido à Jerusalém para adorar a Deus, mas mesmo tendo em mãos o livro do profeta Isaías não conseguia entender uma parte importante que falava sobre o Messias que viria. É exatamente como acontece hoje, existem bilhões de pessoas que não entendem a pregação do evangelho. A seara é grande sim, os ceifeiros são poucos, mas os que tem devem se levantar para produzir novos ceifeiros. Quantos tem aprendido de forma tão deturpada? Quantas seitas e heresias tem surgindo e ainda surgem enganando as pessoas? Você não deve olhar para estas dificuldades e sim as pessoas que você tem orado e insistido para conhecer a palavra de Deus. Sempre há alguém precisando aprender e conhecer a Deus. Sempre! No caso de Filipe tinha este Eunuco de alta posição, mas quantas pessoas não passam pela sua vida? Importantes na escala social ou não que você tem a oportunidade de falar de Deus? Você tem um chamado. Ouça a voz do Espírito e obedeça!
TER UM OUVIDO SENSÍVEL A VOZ DE DEUS
Filipe iniciou esta experiência tendo um requisito imprescindível para o cristão. Estar sensível a voz do Espírito. Você ouve a voz do Espírito? E quando ouve obedece? Filipe não tinha idéia alguma do que iria acontecer, porém não titubeou e obedeceu a voz do Anjo quando lhe disse para ir ao sul, para a estrada deserta que desde de Jerusalém a Gaza. Imediatamente ele se levantou e partiu. Filipe chegou no local onde o Anjo havia mandado, porém ainda não sabia o que fazer. Ao invés de sair fazendo de qualquer jeito e de qualquer forma, novamente buscou a sensibilidade que tinha de ouvir a voz do Espírito. Novamente o Espírito pediu para que se achegasse perto da carruagem e que acompanhasse-a. Quantos tem metido os pés pelas mãos quando não param para ouvir a voz do Espírito? Quantos tem tido insucessos na pregação do evangelho por não ouvir e mesmo quando ouvem, não atendem a voz do Espírito? Você não pode abrir mão desta habilidade! Quando você se inclina a ouvir a voz do Espírito, você não ouve a voz de satanás. Jesus disse que as ovelhas conheceriam a voz Dele.Toda esta experiência de Filipe começou se esforçando para ouvir a voz do Espírito e o mais importante: Obedecer!!!
SENDO EFICIENTE NA EVANGELIZAÇÃO E PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
O Espírito indicou o caminho e também apontou a direção. Nem sempre as coisas vem de forma clara e precisa. Você precisa estar atento ao seu redor, olhar a situação e ver onde Deus quer que você atue. Filipe começou a observar e percebeu que havia um Eunuco lendo o livro do profeta Isaías. Ele poderia ir embora, poderia pensar que aquele Eunuco já estaria encaminhado, mas aí que mora o problema. Não devemos assumir isso! Filipe perguntou se o Eunuco entendia o que lia, e de repente teve uma grande surpresa! O Eunuco lia, mas não entendia. Você não pode tirar suas próprias conclusões, vá até o final, tenha certeza de que a pessoa realmente está entendendo a palavra de Deus. Toda e qualquer explicação da sua parte deve ser entendida por uma criança de 8 anos, do contrário, você está complicando a explicação. A palavra de Deus é simples, o homem que insere dificuldades e exemplos difíceis de entender.

APÓS A MINISTRAÇÃO A SALVAÇÃO CHEGA
Assim que Filipe pregou a palavra, ensinou com toda a simplicidade e toda a objetividade, o Eunuco vendo água perguntou se poderia ser batizado. Amados, após uma pregação bem simples e objetiva o sucesso é quase de 100%. Não é simples resistir o evangelho quando bem explicado. O nosso trabalho é apenas pregar o evangelho, o convencimento do pecado, da justiça e do juízo é do Espírito Santo. O Espírito é quem convence o homem do pecado. A falha muitas vezes ocorre, pelo fato de tentar fazer a pessoa se converter. Apenas plante a semente e cuide, fique próximo e verá que a semente germinará, brotará, crescerá e produzirá frutos de excelência.
CONCLUSÃO
Será que existe um pouco de FILIPE dentro de você? Se alguém procurasse você com uma pergunta sobre Deus, qual seria sua reação?

  • Contaria uma história útil da Bíblia?

  • Contaria sobre sua experiência com Jesus?

  • Convidaria essa pessoa para visitar sua igreja?
Você pode achar que o evangelho prega Deus agindo como um gênio da lâmpada atendendo os seus pedidos? O evangelho prega o reino de Deus. E como todo reino, tem um Rei e um povo. O povo trabalha para o Rei porque ama o seu Rei. Então saia da sua zona de conforto e conquiste, pois não há somente uma pessoa esperando você, mas uma multidão que precisa conhecer a palavra do Senhor e Deus quer te usar como vaso, Deus quer te dar uma unção de multiplicação, tome posse desta palavra. Saia do lugar onde limita a tua visão e comece a agir com ousadia, com o poder do Espírito Santo! Entenda que hoje é tempo de Deus para ti. Se você disse SIM para pelo ao menos uma das questões acima, então há Filipe suficiente em você para fazer a diferença. Deus cuidará do resto.
Fique no amor de Yeshua, o verbo que tabernaculou entre nós…Shalom!!! God bless you, ya.

Pr Júnior Silva / Pra Laura Valéria
MBA – Ministério Batista Ágape
www.igrejabatistaagape.net

Definitivamente Deus tem nos dado muito mais do que merecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário