Pesquisar este blog

domingo, 29 de agosto de 2010

QUAL O TIPO DE SOLO QUE DEUS ENCONTROU EM VOCÊ?

Texto Base –> Mateus 13:1-23

A parábola do semeador é uma das mensagens mais lindas de Jesus e que nós dá sabedoria e entendimento das coisas que acontecem ao nosso redor. Jesus começa a abordar cada situação tendo a perspectiva tanto de criador quanto de criatura.

Jesus começa mostrar as dificuldades do homem em romper naquilo que já nos foi dado e explica exatamente o porque das derrotas e frustrações da vida humana.

O homem se sente mais a vontade culpando algo/alguém por seus fracassos. Quando uma situação ou dilema se apresenta na sua vida e de alguma forma traz frustração ou sentimento de derrota, o homem culpa alguém pelo seu fracasso. Na verdade é uma situação confortável em culpar os outros, do que culpar a sim mesmo.

Mas enquanto você pensar que a solução do seu sucesso está nas pessoas ao seu redor, vai continuar derrotado. O que é mais fácil? Mudar as pessoas ao seu redor ou mudar você mesmo?

Nesta parábola, Jesus explica porque a derrota aparenta se instala na vida das pessoas, mas também ensina como sair disso e tornar-se um vencedor de excelência.

OUVEM A PALAVRA, MAS NÃO A COMPREENDEM
Jesus disse que parte das sementes cairam a beira da estrada e logo veio as aves e comeram as sementes impedindo assim, que brotasse e germinasse. A causa disso está na má absorção da palavra de Deus. Deus fala através da sua palavra, através da pregação, através da natureza, porém, não há uma busca no entendimento.
Quantas pessoas acham que entendem o que Deus está falando, mas tomam decisões totalmente diferente? Pessoas que não se deixam ser discipuladas por Deus, acham que são seus próprios discipuladores. A sua vitória e conquista não depende de outras pessoas, só depende de você. Enquanto você vincular seu sucesso ou fracasso a pessoas ao seu redor, você não está pronto para vencer. Você não pode mudar as pessoas, mas você pode mudar seus atos, você pode virar a mesa, você pode tornar uma situação desfavorável, totalmente favorável. Quer ver alguns exemplos que o mundo ensina, mas vemos totalmente diferente nas palavras de Jesus:

  • Não dá para comprar isso! Você diz – “O que tenho/posso fazer para comprar isso?”. Não é focar no que não consegue e sim no que você pode fazer para conseguir;
  • Estude arduamente para poder trabalhar em uma boa empresa! Você deve dizer o contrário – “Estude arduamente para comprar uma boa empresa”;
  • Não sou rico porque tenho 4 filhos e gastam muito! Você diz, tenho que ser rico por causa de vocês meu filho.
  • Em questões de dinheiro seja cuidadoso, não se arrisque! Você deve dizer – Aprenda a administrar o risco.

FALTA DE PROFUNDIDADE NA FÉ
A outra parte caiu em solo rochoso e tinha pouca terra. A palavra logo nasceu, mas não pode permanecer, pois as raízes não eram profundas e morreram. Existem pessoas que recebem a palavra, se alegram com a palavra, mas quando as dificuldades aparecem desistem e largam a palavra como forma de protesto ou rebeldia. Como não buscam profundidade na fé, a alegria dura pouco, o comprometimento com Deus não permanece. Estas pessoas são incapazes de experimentar o melhor de Deus em todas as áreas, pois são sempre degustadores, nunca experimentam uma entrega total e contínua. Aprofundar na fé gera relacionamento e proteção.

FOCO NO RESULTADO ERRADO GERA FRUSTRAÇÃO
As sementes que foram semeadas entre o espinho mostram pessoas que receberam a palavra, por um tempo guardaram a palavra, mas a fascinação das coisas do mundo, o consumismo do mundo sufocaram a palavra e perdeu o efeito. Só conseguimos manter a palavra se a nossa vida basear-se totalmente na vida espiritual. Todas as vezes que priorizarmos as coisas da carne (mundo) enfraquece a nossa fé, sufoca a fé e então fica infrutífera.
Jamais o foco deverá estar fora da santidade, intimidade e fidelidade. O mundo trabalha para quebrar estes três princípios. A santidade quebrada gera separação de Deus, a intimidade quebrada gera separação de Deus, vergonha e desânimo, a fidelidade quebrada traz maldição e desespero sufocando a fé.

A PERSEVERÂNCIA E OBEDIÊNCIA PROTEGE A HONRA SOBRE A NOSSA VIDA
A semente que foi semeada em boa terra, fala dos cristãos que receberam a palavra e mesmo diante das circustâncias, dificuldades, prazeres do mundo sufocasse a fé. Pelo contrário, guardou a fé no coração e a palavra germinou, produziu frutos a 100, 60 e 30 por um. A perseverância e obediência a palavra de Deus protege a honra liberada sobre nós. A dupla honra que nos levará a altos montes continuará e perpetuará sobre as nossas vidas.

Fique no amor de Yeshua, o verbo que tabernaculou entre nós, aquele que guarda a honra.

Pr Júnior Silva / Pra Laura Valéria
MBA – Ministério Batista Ágape – A igreja do amor!

www.igrejabatistaagape.net

Siga-me no twitter http://www.twitter.com/JrCesarSilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário