Pesquisar este blog

domingo, 5 de setembro de 2010

VISÃO ERRADA = DESOBEDIÊNCIA

Texto Base –> Números 22:22-41

Hoje falaremos um pouco sobre a história de Balaão e Balaque. Não obstante, nos nossos dias esta distorção (visão errada) tem afligido o povo de Deus de tal forma que tem trazido muitos aborrecimentos, muitos desenganos e o objetivo principal de adoração e obediência ao nosso Deus perde a objetividade.

Balaque era o rei dos Moabitas, tinha visto o que Israel fez por meio do Senhor na vitória retumbante sobre os Amorreus e sabia que não poderia destruir Israel sem que houvesse uma palavra profética da parte de Deus, ou seja, esperava que Deus através dos pecados de Israel tirasse provisoriamente a proteção como Deus já fez várias vezes.

Balaque de todas as formas tentou honrar Balaão com tudo que um rei poderia fazer e no fim Balaão não cedeu como já conhecem a história, porém não podemos deixar de observar alguns detalhes importantes que faz toda a diferença e tem levado a muitos experimentarem a desonra, a falta de amor, cuidado do Senhor e perda provisória da proteção e da benção.

O CONVITE MALDITO DISFARÇADO
Balaque quis comprar a benção do Senhor através da vida humana de Balaão, tentando-o com bens e honras. Não é diferente de hoje, quantos cristãos tem vendido a sua fidelidade, intimidade e santidade com Deus por convites malditos disfarçado em coisas boas e até mesmo convites malditos que nem se dão o trabalho de se disfarçar. Quantas vezes temos vistos cristão trocarem o favor de Deus por coisas mundanas? Querem ser exaltados por homem, querem receber palavras bonitas dos homens, querem receber favor de políticos e homens poderosos da parte do príncipe deste mundo. Prazeres da carne tem corrompido a muitos e tomado com bastante facilidade aquilo que o Senhor nos deu e conquistou para nós.

TENTANDO ZOMBAR DE DEUS
Balaão sabia que Deus não iria liberar esta maldição sobre o povo de Israel, mas no seu coração havia a pré-disposição de aceitar a riqueza e os favores do rei dos moabitas. Quando consultou a Deus pela segunda vez, Deus entendeu que deveria dar uma lição para que ficasse registrada e servisse para nós como exemplo das consequências quando o cristão troca o favor de Deus pelo favor do homem, mas irou-se com o desejo do coração de Balaão.

VISÃO ERRADA É IGUAL A DESOBEDIÊNCIA
No caminho, Deus começou a trabalhar de tal maneira que permitiu ao Anjo do Senhor aparecer diante da jumenta que por três vezes saiu do seu caminho. Por último a jumenta deitou-se no chão e muito irou-se Balaão por causa desta atitude. Mas Deus aqui trouxe algo totalmente fora da normalidade. Quem já viu jumenta falar como homem? Balaão continuou a dialogar e não percebeu que falava com uma jumenta. Quando a visão está distorcida, a voz da bíblia, a voz de Deus, a palavra vinda do sacerdote não parece mais entrar no coração. É preciso que uma jumenta, um ímpio, o fundo do poço chame a atenção para o que está fazendo. Somente após Balaão ver o Anjo do Senhor, caiu na real.
Muitos estão ocupados pelo mundo, pelas coisas do dia-a-dia, pela construção de uma carreira profissional, pela família, pelas dificuldades e lutas financeiras que não param para ouvir a voz de Deus. Entenda que Deus não quer tirar as coisas boas que nos traz alegria, mas também não podemos ignorar Deus a ponto de trocar o favor de Deus pelo favor do homem.

FAVOR DE DEUS versus FAVOR DO HOMEM
Quais princípios da sua vida você tem trocado por favor do homem? Pelas práticas mundanas? Por enganos, sexo, mentira, dinheiro, fama, sociedade? Saiba que tudo isso passa, tudo é temporário. Mas a construção do seu caminho com Deus precisa ser definida e desenvolvida plenamente, pois chegará a hora final.

Queridos, cuidado para não negociar coisas mundanas por causa de 150 anos na terra, isso porque nos dias de hoje dificilmente alguém vive 150 anos. Mas tudo isso está falando de uma eternidade junto ou separado com Deus.

Fique no amor de Yeshua, o verbo que tabernaculou entre nós, aquele que guarda a honra.

Pr Júnior Silva / Pra Laura Valéria
MBA – Ministério Batista Ágape – A igreja do amor!

www.igrejabatistaagape.net

Siga-me no twitter http://www.twitter.com/JrCesarSilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário