Pesquisar este blog

domingo, 24 de outubro de 2010

VOCÊ É LIVRE PARA ESCOLHER, MAS NÃO DAS CONSEQUENCIAS

Texto Base –> Gênesis 19:30-38

Deus deu ao homem o livre-arbítrio. O homem não é obrigado a adorar o criador e nem seguir seus preceitos. É uma dávida dada ao homem para que suas escolhas sejam plenamente optativas e que possa sair diretamente do seu coração.

Deus sempre pensou no homem como um adorador livre, jamais Deus teria prazer em adoração de forma obrigada. Os anjos também tem seu livre-arbítrio. Uns se rebeleram, mas outros mantem o seu estado original e estão com Deus ao seu lado para o que der e vier.

Porém, há algo que também vem com o pacote do livre-arbítrio: Você é totalmente responsável pelas consequências das suas decisões. Você pode se arrepender, você pode mudar o seu dia hoje, porém não há como fugir da responsabilidade das decisões do passado.

O texto de Genesis 19:30-38 fala de uma das decisões mais terríveis que Israel enfrentou e enfrenta até o dia de hoje! A história é simples e sempre é motivada por argumentos “altruístas” para que a decisão do incesto fosse tomada e seguida até o fim. Duas filhas embebedaram seu pai em duas noites consecutivas a fim de se deitar e terem filhos para não perder a linhagem.

Naquela época a linhagem era um tema muito importante, mas quando o homem não espera a provisão e milagre de Deus sempre toma decisões erradas. A mais velha teve um filho e deu o nome de Moabe que significa “Através de nosso pai”. Em números 25 os Moabitas configuram como os responsáveis pela maior sedução carnal da história de Israel. A mais nova deu o nome Ben-Ami que significa “Filho do meu Parente”. Os amonitas foram responsáveis pelo sacrifício humano a Moloque (Lv 18:11).

Ainda que Ló e sua família viveram boa parte em Sodoma e Gomorra, viram todo o tipo de pecado e poderiam até achar normal algumas atitudes como o incesto, mas quando experimentaram a misericórdia de Deus quando os tirou de lá antes de destruir, não soube esperar em Deus a solução. Elas não entenderam que não há ninguém mais comprometido com a perpetuação da nossa linhagem do que Deus!

O pecado sempre vem com um bom motivo aparente. Pecar é bom, ninguém duvida disso, do contrário ninguém pecaria. Mas a consequência é muito danosa, destrói a nossa herança. Tem muita gente que comete o pecado, mas esquece da consequencia. Não há como fugir ou escapar. É princípio que veio junto com o livre-arbítrio. Se Deus tivesse criado o homem exclusivamente para adorá-lo sem escolha, qualquer decisão seria exclusivamente de Deus e certamente que a consequencia seria somente Dele.

Mas como tudo Deus faz é perfeito, ao escolhermos livremente que Deus conduza nossas vidas, não há transgressão ou pecado, pois todas as decisões complexas virão de Deus, portanto não há consequencia para nós. Até quem se levanta contra o que é de Deus recebe sua punição.

Não se engane com a aparência que o pecado apresenta. Em 1 Tessalonicenses 5:22 diz: “Fugi de toda a aparência do mal”. Esta palavra fala que não podemos enfrentar o mal aberta e diretamente sem sairmos chamuscados e até queimados. Mas antes, devemos fugir de TODA A APARÊNCIA DO MAL.

Sua mente diz que você pode cometer o pecado porque o que faz é bom, é gostoso, dá prazer e dá satisfação. E você pode fazer livremente que Deus não lhe proibirá. Só esteja preparado para aguentar as consequencias das suas ações. O que é melhor? Pedir perdão pela transgressão ou não ter feito a transgressão para pedir perdão?

Os moabitas e amonitas fizeram miséria contra o povo de Israel. O motivo parecia ser suficiente e legítmo, pois a linhagem não poderia ser interrompida. Mas quem disse que seria?

Se você é tão bom para decidir o que e como fazer, você também precisa ser muito responsável para segurar a onda das suas decisões.

Não seria mais fácil andar nos preceitos de Deus? Você pode dizer, não amo a minha esposa ou meu marido, mas por que não lutam pelo seu casamento? Por que acha que indo para outro relacionamento vai resolver? Está apenas fugindo, está protelando algo que inicialmente não deveria ter sido ignorado.

Devemos encarar hoje! Resolver hoje! Uma decisão atrasada é um prazer adiado! Não espurrar para amanhã ou engatar em um novo relacionamento. Deus pode e vai restaurar seu casamento, sua vida, seu relacionamento com seus filhos a partir de momento que você primeiro começar a lutar por este milagre.

Entenda que Deus não moverá enquanto você não der o primeiro passo. Se você qué é o prejudicado ou beneficiado, não iniciar a luta para mudar, Deus não moverá na sua direção.

Pese bem as suas decisões. Pergunte para si mesmo: O que Jesus faria? Como Jesus faria neste caso. Veja, nunca houve e nem haverá um homem que influenciou tanto o mundo como Jesus. Suas ideias e seus pensamentos estão vivas até hoje e a cada dia que passa aumentar vertiginosamente. Por que? Muito simples, Jesus consegue tocar a todos com as duas ideias.

Pare e pense. Deixe Jesus orientar a sua vida. Siga os conselhos do mestre e verá que sua vida vai mudar bastante. Não dobre ao pecado.

Fique no amor de Yeshua, o verbo que tabernaculou entre nós, aquele que guarda a honra.

Pr Júnior Silva / Pra Laura Valéria
MBA – Ministério Batista Ágape – A Igreja do amor!

www.igrejabatistaagape.net

Siga-me no twitter http://www.twitter.com/JrCesarSilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário