Pesquisar este blog

domingo, 27 de fevereiro de 2011

AS VITÓRIAS DO PASSADO NÃO GARANTEM O FUTURO

Texto Base -> II Crônicas 29:1-36, Isaías 38:1-8, 39:1-8

Certa vez ouvi esta palavra: "As vitórias do passado não garantem o futuro". Esta afirmação me levou a repensar bastante minhas ações, principalmente como eu via meu futuro. Outro dia eu falava com um discípulo, um bate-papo gostoso sobre produzir frutos para o Senhor Jesus e de repente ele começou a me falar como Deus já o havia usado bastante dizendo que chegou a reunir um povo de aproximadamente de 20 pessoas e iniciar uma reunião periódica, disse com os olhos cheio de alegria e satisfação de como foi lindo. Eu muito me alegrei com este testemunho, mas me ocorreu de perguntar quando isso tinha ocorrido e para a minha surpresa este discípulo falou com bastante ênfase: "Isso aconteceu há 20 anos atrás". Quase cai da cadeira!!! Aquilo parecia tão presente na vida dele, mas na realidade vivia na ilusão, pois passou 20 anos sem ganhar ninguém para Jesus ou até mesmo fazer algo mais simples para Jesus.

Há pessoas que fizeram algo há tanto tempo e ficam revivendo isso mas sem gerar novos frutos. Uma árvore deve dar frutos em todas as estações que fazem parte do seu ciclo, do contrário o agricultor corta e joga no fogo, de forma que não faz sentido manter uma árvore que não produz frutos.

O texto de Ezequias tem dois lados importantes que devemos analisar.

A NOTÍCIA QUE CHOCOU
Ezequias adoeceu gravemente e Deus mandou que o profeta Isaías dessa a notícia que não viveria, mas morreria. Ezequias tomou-se de uma angústia tão grande que virou-se para o canto e chorou amargamente e fez uma oração muito profunda valendo-se da sua integridade e fé em guardar os preceitos do Senhor, foi tão verdade que Deus lhe acrescentou 15 anos a mais. Esse foi o primeiro lado muito importante e que impacta muita gente até hoje.

VONTADE PERMISSIVA E VONTADE SOBERANA DE DEUS
A vontade permissiva de Deus nos mostra a Sua misericórdia, pois quando teimamos muito em algum tema que Deus não se agrade, às vezes Deus nos deixa experimentar para aprendermos. Já a vontade soberana de Deus é aquele que Ele não abre mão, e pode acreditar que essa é a melhor escolha. Deus na sua vontade permissiva permitiu que Ezequias vivesse mais 15 anos, que no decorrer dos anos se mostrou desastrosa para o próprio ezequias e talvez se deixasse mais tempo poderia se perder. Pode imaginar isso?

AS VITÓRIAS DO PASSADO NÃO GARANTEM O FUTURO
O passado de Ezequias foi formidável, foi capaz de fazer Deus deixar seguir na sua vontade permissiva. Mas as ações do presente da vida de Ezequias foram desastrosas, a ponto do mesmo profeta Isaías repreendê-lo quando permitiu que pessoas vindas de lugaremos remotos vessem toda a estrutura do seu reinado, inclusive ouro, exército, etc. Seu orgulho foi tão grande que não percebeu crescendo no seu coração e mais do que isso, esqueceu que não foi Ezequias que venceu Senaqueribe, mas Deus através do seu anjo derrotou 180.000 soldados numa única noite. Deus mandou dizer a Ezequias que em algum tempo no futuro, a Babilônia viria e levaria tudo, inclusive que seus filhos serviriam de eunuco em Babilônia, mas mesmo Isaías entregando essa palavra dura, Ezequias não se arrependeu, pelo contrário disse que a palavra era boa, pelo ao menos nos seus dias teria paz, já seria suficiente. Não importava mais o futuro, sem a sua descendência! Esse foi o segundo lado importante desta história. Por pouco poderia ter sido um desastre terrível. 

Veja que no fim Ezequias não foi um modelo de fé a ser seguido. Deus na sua vontade permissiva permitiu que Ezequias vivesse mais 15 anos, porém, não foram dias adequados. Se você que lê essa mensagem fez algo para Deus no seu passado, podemos dizer que foi muito bom e sei que Deus te recompensou por isso, no entanto mesmo que esse passado seja ontem, hoje você precisa de uma nova unção, produzir mais do que produziu ontem.

A unção de ontem já ficou no passado, deve buscar uma nova unção, um novo tempo a cada dia. Quando li este texto sobre Ezequias pela primeira vez fiquei maravilhado, mas por alguns anos não tinha notado o capítulo 39, foi quando entendi que as vitórias do passado não garantem o futuro. Ezequias mudou muito, não era o mesmo de quando fez aquela oração. Ele já não poderia pedir mais algum tempo de vida, pois suas ações do presente não lhe garantia isso e mesmo que pedisse certamente entraria na vontade soberana de Deus que não permitiria que alongasse os seus dias.

Talvez hoje você se glorie do que já fez para o Senhor, mas o importante não é o que você fez, mas o que você ainda vai fazer!!!

A garantia do futuro está nas ações do presente, do que você faz agora. É fácil saber o seu futuro, apenas olhe suas ações de hoje.

Meu amado e minha amada, entenda esta palavra. Deixe esta palavra entrar no seu coração, você é único e deve fazer a diferença a cada novo dia. 

Fique no amor de Yeshua, o verbo que tabernaculou entre nós, aquele que guarda a honra.

Pr Júnior Silva / Pra Laura Valéria
MBA – Ministério Batista Ágape – A Igreja do amor!


www.ministeriobatistaagape.net

logo_twitter2logo_facebook-rgb-7inch-706175

Nenhum comentário:

Postar um comentário